Práticas pedagógicas CTS no ensino de ciências dos anos iniciais: um estudo a partir de pesquisas acadêmicas brasileiras

  • Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes Universidade Federal de São Carlos
  • Jorge Megid Neto Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Estado da Arte, Inovação Pedagógica, Ensino Elementar, Ensino de Ciências

Resumo

O ensino de Ciências da Natureza numa perspectiva CTS pode contribuir para a compreensão pública da natureza da ciência e construção da cidadania ativa dos estudantes a partir de um ensino contextualizado que propicie a tomada de decisão crítica sobre temas sociocontroversos e também a resolução de problemas da realidade social (Cachapuz, Paixão, Lopes & Guerra, 2008; Vieira, Tenreiro-Vieira & Martins, 2011). No Brasil, as pesquisas educacionais nessa linha vêm se intensificando desde meados da década de 1990. A partir de uma base de dados sobre dissertações e tese brasileiras na área de Educação em Ciências produzidas entre 1972 e 2012 (www.fe.unicamp.br/cedoc), identificamos 87 dissertações e teses que investigaram práticas pedagógicas sobre ensino de ciências nos cinco primeiros anos de escolarização formal (faixa etária de 6 a 10 anos), de um universo de aproximadamente cinco mil pesquisas. Destas, apenas cinco desenvolveram-se numa perspectiva CTS. Este trabalho discute as principais características e inovações das práticas pedagógicas investigadas nessas pesquisas. As pesquisas foram motivadas pelo interesse em analisar a argumentação e alfabetização científica, necessidade de integrar Ciência-Tecnologia-
Sociedade e de trabalhar de forma motivadora. Utilizam em geral sequências didáticas a partir de situações-problema pertinentes à realidade dos alunos, recursos didáticos variados como jornais, revistas de divulgação científica e filmes, e buscam o envolvimento ativo do aluno sob mediação do professor. Enfim, buscaram tratar, no espaço escolar, os desafios da sociedade contemporânea através de um ensino crítico, reflexivo, ativo e contextualizado, ampliando o olhar das crianças sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade.

Publicado
2016-07-05
Como Citar
Fernandes, R. C. A., & Neto, J. M. (2016). Práticas pedagógicas CTS no ensino de ciências dos anos iniciais: um estudo a partir de pesquisas acadêmicas brasileiras. Indagatio Didactica, 8(1), 1162-1176. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.4712
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos