O tópico "Impacte do desenvolvimento científico e tecnológico na vida humana" em manuais escolares de Ciências Naturais do 8º ano. Que traços de orientação CTS?

  • José Luís Coelho da Silva Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação
Palavras-chave: CTS, Ciências Naturais, Manuais escolares, Atividades de aprendizagem

Resumo

Impacte do Desenvolvimento Científico e Tecnológico na Vida Humana é um tópico que, na maioria dos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais do 8º ano, integra propostas de atividades de aprendizagem. É neste elemento didático que se focaliza o presente estudo, pela possibilidade de criar condições para o aluno desenvolver conhecimentos, capacidades e atitudes que lhe permitem tornar-se um cidadão interventivo na sociedade. Neste sentido e dada a natureza do tópico programático propícia a abordagens CTS, importa compreender o papel educativo das atividades de aprendizagem na sua exploração por referência à perspetiva CTS. A consecução deste objetivo implicou a mobilização de procedimentos qualitativos e quantitativos orientados para: 1) levantamento das tarefas propostas nas atividades de aprendizagem, com o intuito de caracterizar os papéis passíveis de serem assumidos pelos alunos; 2) levantamento das temáticas exploradas, com o intuito de identificar o enfoque científico e o âmbito local, regional ou global que as caracterizam e 3) levantamento do enfoque CTS na exploração das temáticas. As atividades de aprendizagem exibem traços de orientação CTS com diferentes graus de incidência: o caráter sociocientífico e o âmbito global são características das temáticas abordadas; o impacte da Tecnologia
na Sociedade é o principal enfoque de exploração das temáticas e a promoção da capacidade de intervenção social está limitada a um número reduzido de tarefas. A análise efetuada aponta a importância de promover ambientes de aprendizagem orientados para o desenvolvimento de capacidades de tomada de decisão, de participação e da assunção de ações responsáveis.

Publicado
2016-07-05
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos