Ensino a partir de temas: é favorecida a apropriação de conceitos científicos?

  • André Correa Ferreira Escola Estadual Professor Leopoldo de Miranda
  • Ana Luiza de Quadros Universidade Federal de Minas Gerais
  • Victor Augusto Bianchetti Rodrigues Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Ensino de Química, Qualidade do ar, Apropriação de Conceitos Científicos

Resumo

A melhoria da qualidade do ensino é um dos grandes desafios da atualidade. Embora envolva toda a sociedade, a pressão por essa melhoria é maior na sala de aula. Diante disso, o ensino de Química a partir de temas, considerando os pressupostos do movimento CTS, tem ganhado espaço dentre as tendências contemporâneas de ensino. Porém, quando se trata da aprendizagem dos estudantes, essa questão ainda é polêmica. Nesse trabalho, planejamos e desenvolvemos uma sequência didática envolvendo a qualidade do ar e analisamos a apropriação de conceitos científicos pelos estudantes. A partir da análise dos dados, percebemos que os estudantes usaram conceitos científicos para explicar uma situação proposta em uma avaliação escrita, mas poucas vezes fizeram uso desses conceitos em um debate oral sobre uma questão sociocientífica. Temos, portanto, indícios de que os estudantes não veem o debate como um momento de aprendizagem ou um momento de construir argumentos usando o conhecimento científico desenvolvido nas aulas.

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Publicado
2016-07-05
Como Citar
Ferreira, A. C., Quadros, A. L. de, & Rodrigues, V. A. B. (2016). Ensino a partir de temas: é favorecida a apropriação de conceitos científicos?. Indagatio Didactica, 8(1), 1098-1113. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.4665
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos