Recensão crítica de “New structures and spaces of learning: the systemic impact of connective knowledge, connectivism, and networked learning”, de Siemens (2008)

  • Leonel Rocha Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Conectivismo, Web 2.0, Acreditação da formação

Resumo

Esta recensão incide sobre uma comunicação, apresentada por George Siemens no Encontro sobre Web2.0, em Braga, a 10 de Outubro de 2008, que se insere numa linha de pensamento que tenta interpretar as aprendizagens e competências desenvolvidas pelos indivíduos que utilizam as ferramentas disponibilizadas pela Web Social. A pressão da evolução tecnológica, a facilidade de publicar informação e conhecimento, aliadas ao incremento da capacidade de cada indivíduo em comunicar com outros numa escala global, levantam diversas questões que desafiam o modelo tradicional de entender a escola, o ensino e a aprendizagem. A própria natureza do conhecimento é questionada. As potencialidades da Web 2.0 permitem centrar no aluno todo o processo de ensino e aprendizagem, dado que as barreiras espaciais e temporais são esbatidas e ele, enquanto consumidor e produtor de conhecimento, assume um papel activo na aprendizagem. As Universidades devem continuar a assegurar dois papéis fundamentais: a produção de novo conhecimento/investigação e a acreditação de competências e conhecimentos dos indivíduos perante a sociedade. No entanto, novos espaços de formação e de interacção entre alunos e especialistas, professores ou tutores devem ser incentivados, motivando o empreendedorismo e alargando a oportunidade de formação de qualidade a um grande número de indivíduos, independentemente do seu enquadramento socioeconómico.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2010-09-06
Como Citar
Rocha, L. (2010). Recensão crítica de “New structures and spaces of learning: the systemic impact of connective knowledge, connectivism, and networked learning”, de Siemens (2008). Indagatio Didactica, 2(2), 146-154. https://doi.org/10.34624/id.v2i2.4591
Secção
Outros olhares