(Re)framing assessment in Higher Education from a connectivist approach: the potential of ePortfolios

  • Maria de Lurdes Martins Instituto Politécnico de Viseu
Palavras-chave: Conhecimento, Aprendizagem, Conectivismo, Ensino Superior, Avaliação, ePortefólio

Resumo

Ao longo das últimas décadas, as rápidas e dinâmicas mudanças tecnológicas tiveram importantes repercussões nos sistemas educativos. Este texto debruça-se sobre os desafios dos desenvolvimentos das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no que diz respeito à avaliação no ensino superior. O ensino superior encontra-se agora a entrar na era da modernidade digital, que transformou o modo como o conhecer, o aprender e, consequentemente, o avaliar são compreendidos. Tais mudanças conduziram à emergência do conectivismo como uma teoria de aprendizagem para a sociedade do conhecimento. Neste contexto, os ePortefólios 2.0 detêm um extenso potencial para a avaliação da aprendizagem ao longo e através da vida, uma vez que adicionam ao portefólio tradicional o benefício da aprendizagem social e das comunidades de prática.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2010-09-06
Como Citar
Martins, M. (2010). (Re)framing assessment in Higher Education from a connectivist approach: the potential of ePortfolios. Indagatio Didactica, 2(2), 53-66. https://doi.org/10.34624/id.v2i2.4586
Secção
Tecnologias da informação em educação