(Re)framing assessment in Higher Education from a connectivist approach: the potential of ePortfolios
Resumo
Ao longo das últimas décadas, as rápidas e dinâmicas mudanças tecnológicas tiveram importantes repercussões nos sistemas educativos. Este texto debruça-se sobre os desafios dos desenvolvimentos das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no que diz respeito à avaliação no ensino superior. O ensino superior encontra-se agora a entrar na era da modernidade digital, que transformou o modo como o conhecer, o aprender e, consequentemente, o avaliar são compreendidos. Tais mudanças conduziram à emergência do conectivismo como uma teoria de aprendizagem para a sociedade do conhecimento. Neste contexto, os ePortefólios 2.0 detêm um extenso potencial para a avaliação da aprendizagem ao longo e através da vida, uma vez que adicionam ao portefólio tradicional o benefício da aprendizagem social e das comunidades de prática.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0