Wikis e aprendizagem da escrita criativa e colaborativa

  • Jaime Fernandes Universidade de Aveiro
  • Kátia Sá Universidade de Aveiro
  • Pedro França Universidade de Aveiro
  • Rui Lima Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Aprendizagem, Escrita Criativa Colaborativa, Curso, Wiki

Resumo

O projecto que apresentamos teve como principal objectivo incrementar as práticas de desenvolvimento da interacção entre dois grupos de quatro alunos do Programa Doutoral em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro. Pretendeu-se dinamizar actividades de exploração de ferramentas colaborativas didácticas, através da plataforma Wiki, incidindo na promoção dos mecanismos de escrita criativa e no aperfeiçoamento dos métodos de trabalho colaborativo. A escolha da Wiki, como “andaime” do curso, proporcionou um trabalho cooperativo e colaborativo, num contexto socio-interaccionista e de e-moderação, obtendo-se, como produto final, um conto original. Ao longo do artigo, apresentamos: a estrutura e o modo de funcionamento do curso; os contributos dos recursos multimédia para a maximização de estratégias de participação, partilha e interacção; algumas reflexões críticas sobre o processo reconstrutivo da aprendizagem e os critérios de avaliação mais adequados ao modelo implementado. As vantagens e potencialidades das wikis em contextos educativos são também evidenciadas.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2010-09-06
Como Citar
Fernandes, J., Sá, K., França, P., & Lima, R. (2010). Wikis e aprendizagem da escrita criativa e colaborativa. Indagatio Didactica, 2(2), 33-52. https://doi.org/10.34624/id.v2i2.4585
Secção
Tecnologias da informação em educação