A utilização das TIC na Educação de Alunos com Necessidades Educativas Especiais: resultados da aplicação piloto do inquérito nacional a Coordenadores TIC/PTE
Resumo
Portugal vive uma era de revolução tecnológica na educação. O apetrechamento informático de escolas, alunos e professores é uma realidade em ascensão, claramente potenciada pela implementação do Plano Tecnológico de Educação (PTE) que, ambiciona também a certificação em TIC de 90% dos docentes até 2010. Numa Escola que deverá demonstrar-se ajustada a todo e qualquer aluno, as NEE não podem ser descuradas e a natureza e constituição do seu parque informático deverá precaver o apoio a estes alunos e incorporar possibilidades tecnológicas especialmente concebidas para o seu acesso e participação na aprendizagem. Contudo, a presença de recursos tecnologicamente avançados de nada serve sem a implementação e gestão por profissionais competentes. A formação em TIC é essencial para um pleno aproveitamento que estas ferramentas podem proporcionar a alunos com e sem NEE. No caso das NEE esta necessidade de formação assume crucial importância ao constituir-se como facilitador ou barreira na educação destes alunos. Os coordenadores TIC são a face visível da implementação das TIC no meio escolar, sendo-lhes incumbidas funções de gestão do parque informático das escolas e de zelo pela formação dos colegas docentes na aplicação pedagógica das TIC. O presente artigo descreve os resultados obtidos na aplicação piloto de um questionário aplicado a 13 Coordenadores TIC, em Julho de 2009, ocasião da transição para Coordenadores PTE. Esta pilotagem constitui uma etapa da construção de um questionário que integra um levantamento de âmbito nacional sobre a Utilização das TIC na Educação de Alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Verifica-se que o uso e a formação na utilização das TIC na Educação de Alunos com NEE ainda não constitui uma prioridade nas funções destes profissionais.
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