Educação para o Desenvolvimento Sustentável no 1º Ciclo do Ensino Básico – propostas didácticas no âmbito das ciências

Palavras-chave: desenvolvimento sustentável, propostas didácticas, ensino das ciências no 1º CEB, literacia científica

Resumo

Perante as características da actual sociedade, na qual proliferam as fontes de informação – sem que isso, todavia, signifique sempre acesso ao conhecimento –, a necessidade de tomadas de decisão rápidas mas conscientes, a premência de uma participação cívica esclarecida e activa em questões pessoais, locais e globais exige uma reconstrução, ao nível educativo, dos propósitos de formação do cidadão. Partindo destes pressupostos, neste texto, apresentaremos um conjunto de propostas didácticas para o 1º Ciclo do Ensino Básico, elaboradas em contexto de Prática Pedagógica com uma turma do 1º e outra do 4º ano de escolaridade, que pretendem desenvolver a literacia científica, marcadas por uma perspectiva de ciência humanístico-cultural, e de acordo com os quadros referenciais da Educação para o Desenvolvimento Sustentável numa lógica interdisciplinar.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2010-09-06
Como Citar
Clemente, M., Vieira, R., & Martins, F. (2010). Educação para o Desenvolvimento Sustentável no 1º Ciclo do Ensino Básico – propostas didácticas no âmbito das ciências. Indagatio Didactica, 2(1), 5-42. https://doi.org/10.34624/id.v2i1.4575
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática