Educação para o Desenvolvimento Sustentável no 1º Ciclo do Ensino Básico – propostas didácticas no âmbito das ciências
Resumo
Perante as características da actual sociedade, na qual proliferam as fontes de informação – sem que isso, todavia, signifique sempre acesso ao conhecimento –, a necessidade de tomadas de decisão rápidas mas conscientes, a premência de uma participação cívica esclarecida e activa em questões pessoais, locais e globais exige uma reconstrução, ao nível educativo, dos propósitos de formação do cidadão. Partindo destes pressupostos, neste texto, apresentaremos um conjunto de propostas didácticas para o 1º Ciclo do Ensino Básico, elaboradas em contexto de Prática Pedagógica com uma turma do 1º e outra do 4º ano de escolaridade, que pretendem desenvolver a literacia científica, marcadas por uma perspectiva de ciência humanístico-cultural, e de acordo com os quadros referenciais da Educação para o Desenvolvimento Sustentável numa lógica interdisciplinar.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0