O uso de Sistemas de Informação Geográfica Participativos como instrumento de participação de crianças e adolescentes na construção de sociedades mais sustentáveis

  • Isabel Preto Instituto de Educação, Universidade do Minho
  • Mário Freitas Instituto de Educação, Universidade do Minho
  • Luís Dourado Instituto de Educação, Universidade do Minho
  • Michael McCall International Institute for Geo-information Science and Earth Observation, Enschede, Holanda
Palavras-chave: Crianças/adolescentes, Risco, Mapas, Participação Pública

Resumo

Mapas da comunidade e outros expedientes de expressão de perceções face ao meio e, particularmente, o seu processo de criação podem ser uma ferramenta poderosa na inter-relação comprometida entre as crianças e adolescentes e seu meio envolvente. Pretende-se investigar as perceções de risco de crianças e jovens e sua representação, utilizando Sistemas de Informação Geográfica participativos e, assim, estimular crianças e jovens a responsabilizar-se pelo seu meio envolvente.

Publicado
2011-10-05
Como Citar
Preto, I., Freitas, M., Dourado, L., & McCall, M. (2011). O uso de Sistemas de Informação Geográfica Participativos como instrumento de participação de crianças e adolescentes na construção de sociedades mais sustentáveis. Indagatio Didactica, 3(1), 140-164. https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4562
Secção
Tecnologias da informação em educação