Desafios à gestão de um currículo socialmente comprometido
Resumo
Este artigo tem como centralidade o papel dos professores na gestão do currículo e nos procedimentos de construção da aprendizagem, entendida como processo social de uma Escola que promove um conhecimento cada vez mais global. Através de uma pesquisa de natureza qualitativa, fundada em testemunhos de professores do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário de escolas do distrito do Porto, recolhidos por meio de entrevistas em focus-group e em entrevistas semi-estruturadas, podemos concluir que os/as professores/as participantes neste estudo: a) querem assumir um papel mais activo na gestão e desenvolvimento do currículo e sentem os condicionamentos que um currículo prescrito a nível nacional, para todos igual, imprime aos resultados escolares; b) dizem valorizar uma postura reflexiva e investigativa expressa na análise que fazem ao currículo bem como na escolha de estratégias que referem assumir no trabalho em sala de aula; c) veiculam um discurso de atenção ao papel da escola como geradora de justiça social e formação cidadã dos seus alunos; d) consideram a formação inicial insuficiente face aos desafios com que convivem a educação e a instituição escolar.
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