Conceções e práticas de comunicação matemática

  • António Guerreiro Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve
Palavras-chave: Comunicação matemática, Conceções sobre a comunicação, Práticas comunicativas

Resumo

O presente artigo reporta-se à evolução das conceções e práticas de uma professora do 1.º ciclo do ensino básico sobre a comunicação matemática, durante um estudo apoiado num trabalho de natureza colaborativa entre três professoras e o autor. O trabalho de campo, desenvolvido ao longo de dois anos, consistiu na análise das práticas de comunicação na sala de aula de matemática e na sua reformulação como meio de valorização da comunicação matemática como interação social. Neste artigo testemunha-se o surgimento de conceções e práticas enquadradas na comunicação como interação social e realça-se o aparecimento de modos de comunicação reflexivos e de padrões de interação que valorizam o conhecimento matemático dos alunos.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2011-10-05
Como Citar
Guerreiro, A. (2011). Conceções e práticas de comunicação matemática. Indagatio Didactica, 3(1), 25-40. https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4555
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática