Os procedimentos usados pelos alunos do 1.º ciclo quando resolvem tarefas de multiplicação e a sua evolução

  • Fátima Mendes Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
  • Joana Brocardo Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
  • Hélia Oliveira Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Sentido de número, Aprendizagem da multiplicação, Trajetória de aprendizagem, Procedimentos dos alunos

Resumo

Apresentamos e discutimos resultados preliminares relativos à caracterização e evolução dos procedimentos de alunos do 3.º ano quando resolvem tarefas de multiplicação. Estes inserem-se numa investigação que pretende compreender como os alunos desenvolvem o sentido de número, nos aspetos associados à multiplicação, no âmbito de uma trajetória de aprendizagem. A análise das produções dos alunos e episódios relativos às discussões coletivas revela grande diversidade de procedimentos. Evidencia também a sua evolução, verificando-se, em certos casos, o retorno a procedimentos menos potentes, associado a particularidades das tarefas.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2011-10-05
Como Citar
Mendes, F., Brocardo, J., & Oliveira, H. (2011). Os procedimentos usados pelos alunos do 1.º ciclo quando resolvem tarefas de multiplicação e a sua evolução. Indagatio Didactica, 3(1), 5-24. https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4554
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática