Aplicación de la investigación social a la evaluación y su relación con la taxonomía de Bloom

  • Isidoro Hernán Losada Universidad Rey Juan Carlos
  • Jesús Ángel Velázquez Iturbide Universidad Rey Juan Carlos
Palavras-chave: Avaliação, Programação, Bloom, Herança em POO

Resumo

Neste artigo esboça-se uma técnica retirada dos métodos de investigação social que permite isolar o conceito em estudo, de forma a que possamos dividi-lo nas suas diferentes dimensões, ou mesmo distinguir os seus diferentes aspetos. Cada dimensão terá associados uma série de indicadores para a medir. Por sua vez, as medidas dos indicadores podem-se agrupar adequadamente para obtermos um índice (o que o aluno sabe). Este método é especialmente útil no momento de se fixarem objetivos pedagógicos utilizando como referência a taxonomia de Bloom. Exemplifica-se a sua aplicação a um conceito concreto: a herança simples em POO. Desta forma podemos dar solução à pergunta: Como podemos medir o que um aluno aprendeu ou conhece sobre herança em POO?

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Publicado
2011-12-05
Como Citar
Losada, I., & Iturbide, J. (2011). Aplicación de la investigación social a la evaluación y su relación con la taxonomía de Bloom. Indagatio Didactica, 3(3), 141-158. https://doi.org/10.34624/id.v3i3.4534
Secção
Tecnologias da informação em educação