Dos metadados à reutilização: dificuldades e soluções durante a produção de e-Conteúdos

  • Geraldo Wellington Rocha Fernandes Universidade Técnica de Lisboa e Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Carlos Alberto Rosa Ferreira Universidade Técnica de Lisboa
Palavras-chave: e-Learning, e-Conteúdos, objetos de aprendizagem, dificuldades e soluções

Resumo

O e-Learning, como um método de ensino-aprendizagem, tem se desenvolvido em Portugal no que se refere a formação profissional e universitária. Neste processo, as empresas e universidades que oferecem o e-Learning procuram superar os seus problemas principalmente em relação à qualidade do ensino e qualidade dos conteúdos, assim, este artigo tem como objetivo apresentar as principais dificuldades e soluções encontradas pelas instituições portuguesas que produzem e-Conteúdos. A abordagem de investigação é do tipo quantitativo e qualitativo. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas semiestruturadas. O nosso estudo permitiu-nos verificar que as principais dificuldades estão em aspetos relacionados com a reutilização dos conteúdos, geração de metadados, tempo de produção e aspetos referentes ao contrato para a produção do conteúdo e que as soluções estão em ações como: interagir com o cliente, organizar o conteúdo em metadados, prototipar ações, melhorar o processo de validação do conteúdo e outras.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2011-12-05
Como Citar
Fernandes, G., & Ferreira, C. (2011). Dos metadados à reutilização: dificuldades e soluções durante a produção de e-Conteúdos. Indagatio Didactica, 3(3), 87-107. https://doi.org/10.34624/id.v3i3.4531
Secção
Tecnologias da informação em educação