Una experiencia de aprendizaje colaborativo de la programación soportado por computación móvil en el aula: MoCAS

  • Luis Miguel Serrano Cámara Universidad Rey Juan Carlos
  • Maximiliano Paredes Velasco Universidad Rey Juan Carlos
  • Jesús Ángel Velázquez Iturbide Universidad Rey Juan Carlos
Palavras-chave: CSCL, Enquadramento Educativo, Taxonomia de Bloom

Resumo

O Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES) propõe mudanças no ensino em sala de aula que eleja metodologias onde o aluno desempenhe um papel mais ativo. Esta mudança implica uma dificuldade extra no momento de conceber, implementar e avaliar as atividades por parte do docente. Para ajudar nesta tarefa, desenvolvemos um enquadramento educativo baseado na Taxonomia de Bloom, em metodologias ativas de aprendizagem e com um enfoque colaborativo denominado CIF (Collaborative Instructional Framework). Não obstante, um papel mais ativo do aluno implica a necessidade de uma elevada motivação para o que se aprende. Como elemento motivador propomos a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na aula, e para o efeito desenvolveu-se e avaliou-se, numa experiência em aula, a ferramenta MoCAS, que sob o paradigma CSCL móvel proporcionou um canal extra de comunicação entre os alunos e o professor. A MoCAS foi desenvolvida para o domínio de aprendizagem de uma linguagem de programação. Para avaliar a motivação e aceitação da ferramenta MoCAS os alunos foram entrevistados e compararam-se os resultados da experiência com os obtidos numa experiência anterior conduzida sem a ferramenta.

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Publicado
2011-12-05
Como Citar
Cámara, L., Velasco, M., & Iturbide, J. (2011). Una experiencia de aprendizaje colaborativo de la programación soportado por computación móvil en el aula: MoCAS. Indagatio Didactica, 3(3), 69-86. https://doi.org/10.34624/id.v3i3.4530
Secção
Tecnologias da informação em educação