Una experiencia de aprendizaje colaborativo de la programación soportado por computación móvil en el aula: MoCAS
Resumo
O Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES) propõe mudanças no ensino em sala de aula que eleja metodologias onde o aluno desempenhe um papel mais ativo. Esta mudança implica uma dificuldade extra no momento de conceber, implementar e avaliar as atividades por parte do docente. Para ajudar nesta tarefa, desenvolvemos um enquadramento educativo baseado na Taxonomia de Bloom, em metodologias ativas de aprendizagem e com um enfoque colaborativo denominado CIF (Collaborative Instructional Framework). Não obstante, um papel mais ativo do aluno implica a necessidade de uma elevada motivação para o que se aprende. Como elemento motivador propomos a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na aula, e para o efeito desenvolveu-se e avaliou-se, numa experiência em aula, a ferramenta MoCAS, que sob o paradigma CSCL móvel proporcionou um canal extra de comunicação entre os alunos e o professor. A MoCAS foi desenvolvida para o domínio de aprendizagem de uma linguagem de programação. Para avaliar a motivação e aceitação da ferramenta MoCAS os alunos foram entrevistados e compararam-se os resultados da experiência com os obtidos numa experiência anterior conduzida sem a ferramenta.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0