Práticas de e-learning no Instituto de Educação da Universidade do Minho: um estudo exploratório

  • Maria João Gomes Universidade do Minho
  • Clara Coutinho Universidade do Minho
  • Fernando Guimarães Universidade do Minho
  • Maria José Casa-Nova Universidade do Minho
  • Susana Caires Universidade do Minho
Palavras-chave: Blackboard, Educação, e-learning

Resumo

No sentido de identificar práticas de e-learning no Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho (UM) foi realizado um estudo exploratório que envolveu todos os docentes em exercício de funções no ano lectivo de 2009/2010. Para o efeito foi concebido o questionário “Práticas, percepções e necessidades de formação dos docentes do IE relativamente à Educação a Distância e e-learning” que, após um processo da validação de conteúdo e de forma, foi enviado em formato electrónico a todos os docentes do IE. Neste texto apresentamos as dimensões constituintes do instrumento concebido para a recolha de dados, caracterizamos a amostra e apresentamos parte dos dados recolhidos que possibilitaram a caracterização das práticas de utilização da plataforma Blackboard pelos docentes do IE, bem como as razões que os levam a implementar (ou não) práticas de e-learning na sua actividade docente.

Finalmente, formulam-se algumas reflexões e recomendações no sentido da compreensão das razões apresentadas pelos docentes para o uso/não uso da plataforma Blackboard e da possibilidade de incremento dessas mesmas práticas.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2011-12-05
Como Citar
Gomes, M., Coutinho, C., Guimarães, F., Casa-Nova, M., & Caires, S. (2011). Práticas de e-learning no Instituto de Educação da Universidade do Minho: um estudo exploratório. Indagatio Didactica, 3(3), 19-43. https://doi.org/10.34624/id.v3i3.4528
Secção
Tecnologias da informação em educação