Laboratório Aberto de Educação em Ciências e Jardim da Ciência –atividades desenvolvidas e sugestões para o futuro

  • Ana Cristina Torres CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro
  • Sofia Nogueira CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: educação em ciências nos primeiros anos de escolaridade, recursos didáticos, educação não formal, formação de professores

Resumo

O Laboratório Aberto de Educação em Ciências (LEduC) é uma estrutura do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro com uma equipa de docentes e investigadores que, entre outras finalidades, procura desenvolver estratégias e recursos didáticos para o ensino e aprendizagem das ciências experimentais nos primeiros anos de escolaridade. Uma das suas linhas de investigação deu origem ao desenvolvimento do projeto Jardim da Ciência (JC) através da dinamização de um espaço de educação não formal situado no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro e destinado, sobretudo, a crianças nos primeiros anos de escolaridade. No ano de 2012, duas bolseiras técnicas de investigação integraram a equipa do LEduC e do JC, uma no âmbito do Projeto Estratégico do CIDTFF, outra no âmbito do projeto “Potenciar o Jardim da Ciência”. Neste texto, as bolseiras procuram efetuar um balanço das atividades desenvolvidas nestas duas unidades do CIDTFF, especificando algumas atividades previstas e concretizadas no âmbito dos seus planos de trabalho. Este balanço serve de mote para se apresentarem sugestões para trabalhos futuros que possam ir de encontro às finalidades propostas para as atividades de investigação, educação e formação quer do LEduC quer do JC.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2013-08-30
Como Citar
Torres, A., & Nogueira, S. (2013). Laboratório Aberto de Educação em Ciências e Jardim da Ciência –atividades desenvolvidas e sugestões para o futuro. Indagatio Didactica, 5(3), 176-194. https://doi.org/10.34624/id.v5i3.4522
Secção
Acontece