Desenlaçando caminhos de revisão de literatura: o trabalho colaborativo docente na era da web social

Palavras-chave: Colaboração, professores, web social

Resumo

O objetivo deste artigo é estabelecer um ponto de partida para uma reflexão aprofundada sobre o trabalho colaborativo docente. De onde partimos quando queremos aprofundar conhecimento sobre este tema? Neste artigo, propomo-nos proceder a uma breve revisão de literatura sobre o trabalho colaborativo docente. Começamos por contextualizá-lo numa era em que o fluxo de informação é facilitado pelo acesso livre e gratuito através de ferramentas da web social que o possibilitam. Tal reconfigurou, também, os ambientes de aprendizagem, acesso e partilha de informação e de coconstrução de conhecimento, que já não são exclusivos da Escola. Partindo desta constatação defendemos que a Escola e os professores deverão adaptar-se a estes desafios e que o trabalho colaborativo docente tem um papel de relevo na melhoria das suas práticas, logo na aprendizagem dos alunos. Foi neste contexto que quisemos compreender o que move os professores a colaborar, como se processa essa colaboração e quais são as finalidades que esta modalidade de trabalho permite alcançar. Terminaremos com uma breve discussão e algumas considerações finais.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2013-08-30
Como Citar
Macário, M., Sá, C., & Moreira, A. (2013). Desenlaçando caminhos de revisão de literatura: o trabalho colaborativo docente na era da web social. Indagatio Didactica, 5(3), 157-175. https://doi.org/10.34624/id.v5i3.4521
Secção
Tecnologias da informação em educação