Da construção à validação de um referencial de competências para a licenciatura em Terapia da Fala da Universidade de Aveiro

  • Constança Mendonça CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro
  • Isabel Huet CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0002-6215-0448
  • Mariana Gaio Alves Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova Lisboa - UIED e DCSA
Palavras-chave: Competências, Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, Referencial, Terapia da Fala

Resumo

A preocupação generalizada com os percursos profissionais e de emprego dos licenciados, face à atual competitividade e instabilidade do mercado de trabalho, tem incitado as Instituições do Ensino Superior a promover uma formação orientada para o desenvolvimento de competências dos seus diplomados.

Sabe-se que a par dos conhecimentos específicos, habilitadores de um exercício técnico competente das profissões, há um conjunto de competências genéricas que desenvolvidas em contexto académico muito podem contribuir para um desempenho profissional bem sucedido.

Este artigo descreve o processo de construção e validação de um referencial de competências específicas e genéricas essenciais ao adequado desempenho profissional dos terapeutas da fala da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA).

O referencial resulta de um trabalho de revisão de literatura, de análise documental (documentos normativos) e de um estudo de natureza empírica que permitiu identificar o leque de competências específicas e genéricas essenciais ao adequado desempenho profissional dos terapeutas da fala da ESSUA.

O estudo empírico envolveu a realização de três entrevistas (diretores da Escola e diretora de curso), um inquérito por questionário a docentes (n=7) e diplomados (n=6) da referida Escola e a empregadores (n=3) da profissão, tendo sido por fim sujeito à validação por um perito da área em questão.

Os resultados fizeram emergir um referencial composto por 18 competências específicas e 56 genéricas. Em fase posterior, este referencial sustentará a criação de um instrumento de monitorização da adequabilidade da formação ministrada nesta licenciatura da Universidade de Aveiro às necessidades sentidas pelo mercado de trabalho.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2013-08-30
Como Citar
Mendonça, C., Huet, I., & Alves, M. (2013). Da construção à validação de um referencial de competências para a licenciatura em Terapia da Fala da Universidade de Aveiro. Indagatio Didactica, 5(3), 104-125. https://doi.org/10.34624/id.v5i3.4518
Secção
Avaliação em educação