Developing competences in Higher Education: the importance of assessment feedback
Resumo
Desde o início do séc. XXI, a promoção de um modelo de educação que conduza ao desenvolvimento de competências (European Commission, 2007; Perrenoud, 1999) tem sido a principal preocupação da política educativa portuguesa (Ministério da Educação, 2001; Reis, 2009).
O Ensino Superior aderiu a este movimento através da implementação do Processo de Bolonha. O Departamento de Educação da Universidade de Aveiro tem seguido esta orientação desde 2007.
Este artigo trata de um estudo desenvolvido num primeiro ciclo de Bolonha e procura relacionar a formação de profissionais para o ensino da língua portuguesa com esta política educativa.
Assenta em três questões de investigação: i) será possível, no Ensino Superior, definir estratégias didáticas que conduzam ao desenvolvimento de competências promotoras da adaptação dos alunos a uma maior variedade de contextos educativos? ii) será que estas estratégias permitem levá-los a tomar consciência da necessidade de abordar o ensino/aprendizagem da língua portuguesa de uma forma transversal, tendo em conta a sua importância para o sucesso escolar e a integração socioprofissional? iii) que papel cabe à avaliação formativa neste contexto? Este texto foca-se na terceira questão.
Combinando estatística e análise de conteúdo, procedeu-se à análise de dados relativos i) ao desempenho dos alunos, correspondendo às classificações finais obtidas na unidade curricular em cujas aulas o projeto está a ser desenvolvido e ii) às suas representações, apuradas a partir de reflexões críticas individuais relativas ao seu percurso nessa unidade didática. Os resultados revelaram que é necessário introduzir alterações na metodologia de ensino e na avaliação e que a sua vertente formativa é fundamental neste processo.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0