Educação física, raparigas e estilos de vida - perceções femininas

Palavras-chave: Educação física, Raparigas, Estilos de vida, Influência

Resumo

A natureza das experiências dos estudantes em Educação Física (EF) pode influenciar as opções de estilo de vida enquanto adultos, mas também como futuros educadores e professores. Por outro lado, a qualidade dos programas de EF poderá contribuir para perceções positivas por parte dos estudantes. Este estudo resulta de dados recolhidos em 4 anos letivos (de 2007/2008 a 2010/2011) junto de um total de 277 estudantes do sexo feminino, da Licenciatura em Educação Básica da Universidade de Aveiro. Foi aplicado um questionário e uma escala de perceção (nível 1 – nada … 7 – bastante) e explicitação dos seus fundamentos, sendo os dados tratados em termos de análise estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados identificam uma perceção positiva de influência da EF para com os estilos de vida, mas sem um caráter muito vincado dessa influência. A grande maioria dos estudantes (60.6%) identificam-se nos níveis 4 e 5 da escala, sendo a categoria efeitos específicos da EF a mais referenciada como fundamento (“A EF preparou-me para e encorajou-me para praticar desporto”; “Porque hoje ainda pratico algum exercício físico”; “Porque aprendi vários desportos”). Estes resultados podem refletir a natureza das experiências de ensino em EF proporcionadas nas nossas escolas, em especial às raparigas.

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Publicado
2013-08-30
Como Citar
Neves, R. (2013). Educação física, raparigas e estilos de vida - perceções femininas. Indagatio Didactica, 5(3), 51-84. https://doi.org/10.34624/id.v5i3.4516
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática