Saberes essenciais para o ensino das ciências. Leituras das instituições portuguesas formadoras de professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Palavras-chave: Competências, Ensino das ciências, Formação de professores, Unidades Curriculares

Resumo

O estudo apresentado insere-se no âmbito do Projeto intitulado “Saberes Básicos para todos os cidadãos - leituras e práticas das instituições formadoras de professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico” que teve como uma das suas principais finalidades identificar e caracterizar a leitura que instituições responsáveis pela formação de professores do Ensino Básico fazem dos princípios definidos para a reconceptualização curricular com base em saberes básicos (entendidos como competências fundacionais), presentes nos principais documentos de referência internacional.

No sentido da concretização da finalidade identificada na investigação supracitada, foi necessário proceder a uma análise documental exaustiva de modo a fundamentar o desenvolvimento de um instrumento que permitisse proceder à análise comparativa dos vários planos de estudo apresentados à Direção Geral do Ensino Superior pelas instituições públicas responsáveis pela formação de professores do Ensino Básico. Este instrumento foi, posteriormente, validado e aplicado na análise dos planos de estudo que constituíram o corpus de análise.

A investigação permitiu concluir que os planos de estudo considerados incluem, na sua estruturação, a referência tanto a competências transversais como a competências específicas para o ensino das ciências. São precisamente estas últimas as que mais explicitamente são evidenciadas nos planos de estudo considerados.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Paixão, CIDTFF, Universidade de Aveiro / Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco



Publicado
2013-08-30
Como Citar
Sá, P., & Paixão, M. (2013). Saberes essenciais para o ensino das ciências. Leituras das instituições portuguesas formadoras de professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Indagatio Didactica, 5(3), 50-70. https://doi.org/10.34624/id.v5i3.4515
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática