Estratégias pedagógicas de motivação

  • Davide Caiadas Professor do 3.º CEB e ES
  • Pedro Tavares Professor do 3.º CEB e ES
Palavras-chave: Educação Visual, Motivação, Estratégias Pedagógicas

Resumo

De acordo com os documentos orientadores do Currículo Nacional do Ensino Básico, a disciplina de Educação Visual é considerada fundamental na educação global do indivíduo revelando-se capaz de potenciar o desenvolvimento individual, social e cultural. A qualidade das aprendizagens é influenciada por diversos fatores, entre os quais se destaca a motivação do aluno. Na disciplina de Educação Visual isso não é exceção e, com base na Prática de Ensino Supervisionada I, verificou-se que grande parte dos alunos não se encontra motivada para a realização das tarefas propostas pelo professor. Deste modo, surge a necessidade de compreender que estratégias pedagógicas de motivação utilizam os professores para motivar os alunos em Educação Visual.

Na realização desta investigação foram selecionados cinco professores de Educação Visual de escolas da região de Aveiro. Procedeu-se à recolha dos dados através de entrevista semiestruturada e a respetiva análise qualitativa dos mesmos, com recurso do programa webQDA. Apurou-se que existe um número elevado de alunos com pouca motivação na disciplina de Educação Visual, o que pode dever-se a fatores intrínsecos e extrínsecos à escola e à própria disciplina. Foram ainda identificadas algumas estratégias pedagógicas de motivação de entre as quais se destaca o ensino através de projetos de trabalho. Devido à individualidade dos alunos, não se pode indicar uma ou outra estratégia de motivação como a mais indicada no processo de ensino e aprendizagem porque cada caso é um caso. Compete ao professor, dentro do possível, tentar escolher e adequar as estratégias de motivação em função de cada um dos seus alunos, das suas vivências e dos respetivos contextos socioculturais.

Publicado
2013-08-30
Como Citar
Caiadas, D., & Tavares, P. (2013). Estratégias pedagógicas de motivação. Indagatio Didactica, 5(3), 7-28. https://doi.org/10.34624/id.v5i3.4513
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática