Descriptive Geometry Learning is no more threatened by dynamic geometry software than stairs by elevators

  • Vera Viana Aproged - Associação dos Professores de Desenho e Geometria Descritiva
Palavras-chave: Geometria Descritiva, Geometria Dinâmica, Aprendizagem, Didáctica, Competência 3D

Resumo

Pelo presente artigo, pretende-se reflectir sobre o facto de o ensino da disciplina de Geometria Descritiva no Ensino Secundário necessitar de uma reorientação, no sentido da melhor adaptação à realidade actual, com vista ao desenvolvimento da capacidade de os alunos melhor compreenderem e representarem o espaço tridimensional e interpretarem o que representam.

Paralelamente, procura-se demonstrar as potencialidades que o software GeoGebra apresenta para a explanação de vários conteúdos do programa da disciplina de Geometria Descritiva do Ensino Secundário, exemplificando a mais-valia que pode oferecer para a optimização da didáctica da disciplina, por possibilitar a exploração, em tempo de aula ou como recurso online, de construções dinâmicas ou passo-a-passo, facilitadoras do processo de aprendizagem.

Segundo Albert Schmid-Kirsch (1997), “Computers will go on solving problems that were meant to be solvable by human intuition only [but will] enable us to visualize complex connections in a new and better way”.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2013-01-30
Como Citar
Viana, V. (2013). Descriptive Geometry Learning is no more threatened by dynamic geometry software than stairs by elevators. Indagatio Didactica, 5(1), 85-102. https://doi.org/10.34624/id.v5i1.4306
Secção
Tecnologias da informação em educação