Universal Design for Learning (UDL): contributos para uma escola de todos

  • Maria Manuela Alves Universidade da Beira Interior
  • Jaime Ribeiro iACT, UIS e CIDTFF, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria https://orcid.org/0000-0002-1548-5579
  • Fátima Simões Centro de Investigação Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social, Universidade da Beira Interior
Palavras-chave: Universal Design for Learning, Inclusão, Tecnologias de Informação e Comunicação e Necessidades Educativas Especiais

Resumo

A abordagem ao currículo one-size-fits-all é ineficaz e segregadora e, para muitos discentes, está repleto de barreiras. Os alunos não aprendem todos do mesmo modo, não se expressam da mesma forma e não estão motivados para a aprendizagem da mesma maneira. Um currículo projetado universalmente responde à diversidade existente nas salas de aula e é desenhado, desde o início, para atender às necessidades de um maior número de alunos. Proporciona ainda aos docentes a escolha de uma variedade de opções, ferramentas e estratégias que estão embutidas no currículo e nos materiais didáticos.

O Universal Design for Learning tem a sua origem e inspiração no conceito de Design Universal aplicado à arquitetura, que preconiza que as adaptações realizadas para responder às necessidades das pessoas com deficiência, tendem a beneficiar todos.

Preconiza o desenho de um currículo de forma a incluir objetivos, métodos, materiais e avaliações que apoiem os alunos, através da redução de barreiras e, simultaneamente, providenciando um apoio efetivo à aprendizagem. É, portanto, uma conceção inovadora e com um enorme potencial, merecedora de investigação aprofundada, que nos parece relevante para uma escola e uma educação inclusivas, cujo contributo pretendemos ventilar neste documento.

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Publicado
2013-11-30
Como Citar
Alves, M., Ribeiro, J., & Simões, F. (2013). Universal Design for Learning (UDL): contributos para uma escola de todos. Indagatio Didactica, 5(4), 121-146. https://doi.org/10.34624/id.v5i4.4290
Secção
Tecnologias da informação em educação