Tracing the use of Communication Technologies in Portuguese Higher Education towards teachers’ professional development

Palavras-chave: Tecnologias da Comunicação, Ensino Superior, Formação de professores, Desenvolvimento profissional

Resumo

Com o objetivo de caracterizar o uso das Tecnologias de Comunicação (TC) pelas instituições de Ensino Superior Público Português, o projeto em curso, TRACER, na Universidade de Aveiro irá aplicar um questionário online a nível nacional, validade por um estudo-piloto realizado. Este artigo descreve e resume o trabalho desenvolvido no âmbito do estudo-piloto, incluindo uma revisão teórica que define o contexto de uso das TC e seu impacto na formação de professores. Os primeiros resultados do estudo-piloto incluem quatro instituições para representar a perspetiva institucional sobre o uso das TC. As respostas não podem ser generalizados, mas revelam o esforço das instituições de Ensino Superior, para reunir políticas e práticas. Além disso, parece haver uma consciência e preocupações comuns com a formação de professores nesta área, embora as modalidades e temas principais da formação variem significativamente. Os resultados mostram que, apesar da distribuição desigual de respostas sobre a existência de uma estratégia política formal sobre uso e integração das TC, há um investimento institucional (atualmente e previsto num futuro próximo) em TC, nomeadamente na formação de professores para o seu uso.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2013-11-30
Como Citar
Pinto, M., Nogueira, F., Coelho, D., Balula, A., & Moreira, A. (2013). Tracing the use of Communication Technologies in Portuguese Higher Education towards teachers’ professional development. Indagatio Didactica, 5(4), 74-95. https://doi.org/10.34624/id.v5i4.4284
Secção
Tecnologias da informação em educação