Tracing the use of Communication Technologies in Portuguese Higher Education towards teachers’ professional development
Resumo
Com o objetivo de caracterizar o uso das Tecnologias de Comunicação (TC) pelas instituições de Ensino Superior Público Português, o projeto em curso, TRACER, na Universidade de Aveiro irá aplicar um questionário online a nível nacional, validade por um estudo-piloto realizado. Este artigo descreve e resume o trabalho desenvolvido no âmbito do estudo-piloto, incluindo uma revisão teórica que define o contexto de uso das TC e seu impacto na formação de professores. Os primeiros resultados do estudo-piloto incluem quatro instituições para representar a perspetiva institucional sobre o uso das TC. As respostas não podem ser generalizados, mas revelam o esforço das instituições de Ensino Superior, para reunir políticas e práticas. Além disso, parece haver uma consciência e preocupações comuns com a formação de professores nesta área, embora as modalidades e temas principais da formação variem significativamente. Os resultados mostram que, apesar da distribuição desigual de respostas sobre a existência de uma estratégia política formal sobre uso e integração das TC, há um investimento institucional (atualmente e previsto num futuro próximo) em TC, nomeadamente na formação de professores para o seu uso.
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