The Project English Plus: a CLIL approach in a Portuguese school
Resumo
A abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning/Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Língua) é escassa em Portugal, existindo apenas em algumas escolas. Apesar deste panorama, uma escola em Portugal desenvolveu o projeto English Plus, baseado na abordagem CLIL, que foi implementado junto de uma turma do 7.º ano do ensino básico. Este projeto combinou a disciplina não linguística de História com a de Inglês como Língua Estrangeira. De modo a sustentar o projeto, a escola estabeleceu parcerias, nomeadamente com uma instituição de ensino superior. Uma das tarefas dessa instituição consistiu na monitorização do projeto, nomeadamente no que diz respeito às opiniões/perceções de alunos, encarregados de educação, professores e diretores da escola sobre o projeto.
Este artigo apresenta a descrição dessas opiniões, recolhidas através de questionários e entrevistas. Os principais resultados indicam que os vários atores educativos têm uma opinião confluente acerca das potencialidades do projeto e da abordagem CLIL, nomeadamente em termos de: desenvolvimento de competências linguístico-comunicativas, atitudes relativamente às línguas e ao Outro e aumento do conhecimento sobre História por parte dos alunos; desenvolvimento profissional por parte dos professores; interesse e participação nas atividades da escola pela comunidade em geral (particularmente, os encarregados de educação); criação de sinergias interdisciplinares dentro da escola e implementação de redes e parcerias com a sociedade.
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