The Project English Plus: a CLIL approach in a Portuguese school

Palavras-chave: abordagem CLIL, educação plurilingue e intercultural, História, inglês Língua Estrangeira, perceções

Resumo

A abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning/Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Língua) é escassa em Portugal, existindo apenas em algumas escolas. Apesar deste panorama, uma escola em Portugal desenvolveu o projeto English Plus, baseado na abordagem CLIL, que foi implementado junto de uma turma do 7.º ano do ensino básico. Este projeto combinou a disciplina não linguística de História com a de Inglês como Língua Estrangeira. De modo a sustentar o projeto, a escola estabeleceu parcerias, nomeadamente com uma instituição de ensino superior. Uma das tarefas dessa instituição consistiu na monitorização do projeto, nomeadamente no que diz respeito às opiniões/perceções de alunos, encarregados de educação, professores e diretores da escola sobre o projeto.

Este artigo apresenta a descrição dessas opiniões, recolhidas através de questionários e entrevistas. Os principais resultados indicam que os vários atores educativos têm uma opinião confluente acerca das potencialidades do projeto e da abordagem CLIL, nomeadamente em termos de: desenvolvimento de competências linguístico-comunicativas, atitudes relativamente às línguas e ao Outro e aumento do conhecimento sobre História por parte dos alunos; desenvolvimento profissional por parte dos professores; interesse e participação nas atividades da escola pela comunidade em geral (particularmente, os encarregados de educação); criação de sinergias interdisciplinares dentro da escola e implementação de redes e parcerias com a sociedade.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.

Biografia do Autor

Ana Rita Costa, CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro



Publicado
2013-11-30
Como Citar
Simões, A., Pinho, A., Costa, A., & Costa, A. (2013). The Project English Plus: a CLIL approach in a Portuguese school. Indagatio Didactica, 5(4), 30-51. https://doi.org/10.34624/id.v5i4.4280
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática