Jogar com as línguas e as culturas: reflexões a partir de um projeto de investigaçãoação no pré-escolar

Palavras-chave: Competências plurilingue e intercultural, Conhecimento do mundo, Jogo, Repertório plurilingue, Sensibilização à diversidade linguística e cultural

Resumo

Face às mudanças sociais e comunicativas atuais, torna-se cada vez mais imprescindível a sensibilização à diversidade linguística e cultural de crianças em idade do pré-escolar, para que estas, desde cedo, desenvolvam competências pessoais, culturais e linguísticas que lhes permitam desenvolver o gosto pelas diferentes línguas e culturas e atitudes de respeito face ao Outro. Neste âmbito, o jogo apresenta-se como uma via promissora para as crianças se aproximarem das línguas e das culturas. O estudo aqui apresentado segue uma metodologia qualitativa de tipo investigação-ação e resulta da confluência dos trabalhos de Autor (data) e Autor (data), que tiveram por base o mesmo projeto pedagógico-didático. Tem como questão orientadora: Qual o contributo da abordagem da Sensibilização à Diversidade Linguística e Cultural através do jogo para o desenvolvimento das competências plurilingue e intercultural de crianças em idade pré-escolar? Os principais resultados apontam para as potencialidades do projeto de intervenção ao nível da construção de conhecimentos sobre o mundo das culturas e do desenvolvimento de capacidades nas esferas plurilingue e intercultural (tais como, estabelecimento de comparações entre línguas e culturas) e do ponto de vista socioafetivo.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.

Biografia do Autor

Ana Sofia Pinho, CIDTFF, Universidade de Aveiro

Ana Sofia Pinho
Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”,
Universidade de Aveiro

Publicado
2013-11-30
Como Citar
Rocha, A., Henriques, C., & Pinho, A. (2013). Jogar com as línguas e as culturas: reflexões a partir de um projeto de investigaçãoação no pré-escolar. Indagatio Didactica, 5(4), 7-29. https://doi.org/10.34624/id.v5i4.4278
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática