Atratividade da docência no Brasil: um estudo a partir da produção de teses e dissertações
Resumo
Tendo em vista o fenômeno da escassez de professores que preocupa governos e pesquisadores no Brasil, a discussão sobre como atrair e reter professores na docência ganha espaço no cenário educacional. O artigo analisa a temática da atratividade docente nas produções científicas de dissertações e teses disponíveis no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre os anos de 2010 e 2024. A abordagem é qualitativa com metodologia assente em uma revisão sistemática de literatura e envolveu vinte e seis trabalhos selecionados. As análises das produções seguiram um mapeamento do qual se criaram categorias temáticas que permitiu concluir que há mais pesquisas que abordam a atratividade da docência junto a estudantes em formação, mas existem poucos trabalhos que abordam a atratividade da docência a partir da perspectiva de quem já se tornou professor e já atua na docência. Esse elemento pode acarretar uma visão ainda distante dos elementos que podem contribuir para reter ou não os professores na profissão. Ainda assim, a baixa atratividade da docência no Brasil ficou evidente em todas as categorias de trabalhos analisadas.
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