Perspectivas e desafios para a adoção das práticas de b-learning no contexto de uma IES em Angola

Palavras-chave: Instituição de ensino superior, b-learning, fatores de adoção do b-learning

Resumo

Apesar da expansão e da crescente integração das TIC na sociedade do conhecimento, o seu impacto no campo da educação ainda não tem sido proporcional. O b-learning surge como uma proposta inovadora que combina o melhor das interações presenciais e online, a fim de promover novas possibilidades de ensino e aprendizagem. Este estudo tem como objetivo compreender as perspetivas e desafios do governo, da presidência, dos professores e dos alunos de uma IES em relação à integração do b-learning no processo educativo. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, fundamentada no estudo de caso. Participaram do estudo o presidente da IES, cinco formadores de professores em TIC, 12 docentes e 21 alunos. Os dados foram coletados por meio da análise documental e de focus groups, sendo analisados com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que o governo, a presidência, os professores e os alunos têm uma visão favorável à adoção do b-learning no sistema educativo. No entanto, revelam um desfasamento entre as políticas governamentais e as condições reais das IES para o b-learning, evidenciado por insuficiências de infraestruturais tecnológica e de suporte técnico, limitações curriculares, ausência de formação inicial e contínua dos docentes em Tecnologia Digital e desconhecimentos de modelos pedagógicos adequados para a integração do b-learning . Conclui-se que a eficácia do b-learning requer o alinhamento entre infraestruturas, currículo, modelo pedagógico e capacitação docente, considerando as especificidades angolanas. A sala de aula invertida destaca-se como estratégia viável, mitigando limitações tecnológicas e favorecendo a flexibilização pedagógica.

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Publicado
2025-07-31
Como Citar
Teixeira, M., & Ramos, A. (2025). Perspectivas e desafios para a adoção das práticas de b-learning no contexto de uma IES em Angola. Indagatio Didactica, 17(2), 183-206. https://doi.org/10.34624/id.v17i2.39333
Secção
Tecnologias (Digitais) em Educação