A colaboração nos estudos sobre Educação para a Cidadania Global: uma revisão narrativa da literatura
Resumo
Embora reconhecida em políticas educativas nacionais e internacionais, a Educação para a Cidadania Global (ECG) mantém uma presença residual no currículo formal, restringindo-se, frequentemente, a atividades pontuais centradas nas dimensões cognitiva e socioemocional de aprendizagem. A investigação realça, contudo, o potencial da colaboração entre atores institucionais (escolas, universidades e organizações da sociedade civil) para fortalecer uma dimensão comportamental, na medida em que capacita docentes e alunos para transformar as realidades locais e globais. Este artigo, baseado numa Revisão Narrativa da Literatura (RNL), analisa características, potencialidades e desafios do trabalho colaborativo em ECG, partindo da seguinte questão: “Como é perspetivada a colaboração nos estudos sobre ECG?”. Para tal, realizou-se uma revisão de literatura em duas etapas: (1) análise de artigos e capítulos em português, inglês e espanhol (2012-2024), indexados em seis bases de dados; (2) ampliação para revistas especializadas não indexadas. Os resultados indicam que a colaboração entre academia e organizações não governamentais é benéfica na ECG, destacando-se as redes intra/interinstitucionais e escola-comunidade como catalisadoras de inovação pedagógica, conhecimento e competências globais. Persistem, porém, desafios, como barreiras culturais/linguísticas, assimetrias de poder e constrangimentos financeiros ou técnicos, que devem ser equacionados quando se pensam as parcerias em ECG.
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