Atenção visual em crianças surdas: revisão sistemática (2000-2019)

Palavras-chave: teste, atenção visual, criança, surdo

Resumo

A surdez aparece associada à diminuição das funções executivas. As crianças surdas são mais percebidas e enquadradas a partir das suas limitações do que das suas potencialidades. A exposição precoce à língua, falada ou gestual, aliada ao desenvolvimento da atenção visual, podem contribuir para uma maior autonomia e inclusão social das crianças surdas. O objetivo do estudo é identificar e analisar as principais abordagens à atenção visual em surdos, desde 2000 a 2019. Trata-se de uma revisão sistemática a partir das bases de dados Scopus e Web of Science, destacando-se os objetivos, os instrumentos utilizados e as conclusões a que chegaram. Usando uma tabela PRISMA, dos 58 estudos obtidos foram validados para análise15 artigos que cumpriram os critérios de inclusão. A análise foi feita com base na faixa etária, refletindo os períodos de desenvolvimento da atenção visual. Os estudos convergem na perspetiva do desenvolvimento da atenção visual em surdos, passando de um período de desvantagem em relação aos ouvintes nos primeiros anos de vida da criança a um aprimoramento depois da adolescência. Dada a frequente dificuldade na velocidade de deteção dos estímulos visuais, conclui-se que a exposição precoce da criança surda à língua, falada ou gestual, produz melhores resultados para o desenvolvimento das funções executivas do que a exposição ao som.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.

Referências

Codina, C., Buckley, D., Port, M., & Pascalis, O. (2011). Deaf and hearing children: A comparison of peripheral vision development. Developmental Science, 14(4), 725–737. https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2010.01017.x

Daza, M. T., & Phillips-Silver, J. (2013). Development of attention networks in deaf children: Support for the integrative hypothesis. Research in Developmental Disabilities, 34(9), 2661–2668. https://doi.org/10.1016/j.ridd.2013.05.012

Dye, M. W. G. (2014). Temporal entrainment of visual attention in children: Effects of age and deafness. Vision Research, 105, 29–36. https://doi.org/10.1016/j.visres.2014.09.001

Dye, M. W. G., & Hauser, P. C. (2013). Sustained attention, selective attention and cognitive control in deaf and hearing children. Hearing Research, 309, 94–102. https://doi.org/10.1016/j.heares.2013.12.001

Hall, M. L., Eigsti, I. M., Bortfeld, H., & Lillo-Martin, D. (2017). Auditory deprivation does not impair executive function, but language deprivation might: Evidence from a parent-report measure in deaf native signing children. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, 22(1), 9–21. https://doi.org/10.1093/deafed/enw054

Hall, M. L., Eigsti, I. M., Bortfeld, H., & Lillo-Martin, D. (2018). Executive function in deaf children: Auditory access and language access. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, 61(8), 1970–1988. https://doi.org/10.1044/2018_JSLHR-L-17-0281

Monroy, C., Shafto, C., Castellanos, I., Bergeson, T., & Houston, D. (2019). Visual habituation in deaf and hearing infants. PLoS ONE, 14(2). https://doi.org/10.1371/journal.pone.0209265

Parasnis, I., Samar, V. J., & Berent, G. P. (2003). Deaf Adults Without Attention Deficit Hyperactivity Disorder Display Reduced Perceptual Sensitivity and Elevated Impulsivity on the Test of Variables of Attention (T.O.V.A.). Journal of Speech, Language, and Hearing Research, 46(5), 1166–1183. https://doi.org/10.1044/1092-4388

Samar, V. J., & Berger, L. (2017). Does a Flatter General Gradient of Visual Attention Explain Peripheral Advantages and Central Deficits in Deaf Adults ? Frontiers in Psychology, 8(713), 1–18. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00713

Santos, N. A. dos, Mendes, L. C., & Alves, P. A. de A. (2009). Sensibilidade ao contraste de crianças surdas e ouvintes para grades senoidais em condições mesópicas. Psicologia: Reflexão e Crítica, 22(2), 230–235. https://doi.org/10.1590/s0102-79722009000200009

Seymour, J. L., Low, K. A., Maclin, E. L., Chiarelli, A. M., Mathewson, K. E., Fabiani, M., Gratton, G., & Dye, M. W. G. (2017). Reorganization of neural systems mediating peripheral visual selective attention in the deaf: An optical imaging study. Hearing Research, 343, 162–175. https://doi.org/10.1016/j.heares.2016.09.007

Thakur, R., Jayakumar, J., & Pant, S. (2019a). A Comparative Study of Visual Attention in Hearing Impaired and Normal Schoolgoing Children. Indian Journal of Otology, 18(3). https://doi.org/10.4103/0971-7749.103442

Thakur, R., Jayakumar, J., & Pant, S. (2019b). Visual Defects in HearingChallenged Schoolchildren from Ludhiana, Punjab Renu. Indian Journal of Otology, 25(1), 18–21. https://doi.org/10.4103/indianjotol.INDIANJOTOL_95_18

Tharpe, A. M., Ashmead, D. H., & Rothpletz, A. M. (2002). Visual attention in children with normal hearing, children with hearing aids, and children with cochlear implants. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, 45(2), 403–413. https://doi.org/10.1044/1092-4388(2002/032)

Veena, C., Nandan, T., & Vastrad, B. (2015). Visual Reaction Time in Congenitally Deaf Children. Research Journal of Pharmaceutical, Biological and Chemical Sciences Visual, 6(4), 1721–1723.

Publicado
2025-07-31
Como Citar
Dele, J., Pereira, A., Santos, P., & Alves, P. (2025). Atenção visual em crianças surdas: revisão sistemática (2000-2019). Indagatio Didactica, 17(2), 227-244. https://doi.org/10.34624/id.v17i2.39267
Secção
Políticas e Avaliação em Educação