Atenção visual em crianças surdas: revisão sistemática (2000-2019)
Resumo
A surdez aparece associada à diminuição das funções executivas. As crianças surdas são mais percebidas e enquadradas a partir das suas limitações do que das suas potencialidades. A exposição precoce à língua, falada ou gestual, aliada ao desenvolvimento da atenção visual, podem contribuir para uma maior autonomia e inclusão social das crianças surdas. O objetivo do estudo é identificar e analisar as principais abordagens à atenção visual em surdos, desde 2000 a 2019. Trata-se de uma revisão sistemática a partir das bases de dados Scopus e Web of Science, destacando-se os objetivos, os instrumentos utilizados e as conclusões a que chegaram. Usando uma tabela PRISMA, dos 58 estudos obtidos foram validados para análise15 artigos que cumpriram os critérios de inclusão. A análise foi feita com base na faixa etária, refletindo os períodos de desenvolvimento da atenção visual. Os estudos convergem na perspetiva do desenvolvimento da atenção visual em surdos, passando de um período de desvantagem em relação aos ouvintes nos primeiros anos de vida da criança a um aprimoramento depois da adolescência. Dada a frequente dificuldade na velocidade de deteção dos estímulos visuais, conclui-se que a exposição precoce da criança surda à língua, falada ou gestual, produz melhores resultados para o desenvolvimento das funções executivas do que a exposição ao som.
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