Laboratórios virtuais no ensino de ciências no secundário: Uma revisão sistemática de literatura entre 2021 e 2023
Resumo
Este artigo de Revisão Sistemática de Literatura explora o uso de Laboratórios Virtuais (LVs) no ensino secundário de ciências, com foco em três questões centrais: (1) como os LVs têm sido abordados nas aulas de ciências, (2) qual o impacto desses laboratórios no desempenho dos alunos e no desenvolvimento de competências em ciências, e (3) como eles contribuem para superar as barreiras estruturais e de infraestrutura no ensino de ciências, especialmente em contextos socioeconómicos variados. As diferentes fases do processo de revisão incluíram: a definição de objetivos/questões, de equações de pesquisa e das bases de dados; a determinação de critérios de inclusão e de exclusão; a definição da estratégia de pesquisa; e a apresentação e discussão dos resultados. Seguindo o protocolo estabelecido foram localizados 100 artigos em 3 bases científicas (Scopus, WoS e ERIC) identificando-se apenas 4 trabalhos, publicados entre 2021 e 2023, com potencial para responder aos propósitos visados. Os resultados apurados sugerem que: (1) os LVs são abordados como complementos às aulas práticas tradicionais e alternativas viáveis aos laboratórios físicos, adaptando-se a diferentes contextos e necessidades educativas; (2) os LVs têm um impacto positivo e multifacetado no desempenho dos alunos e no desenvolvimento de competências em ciências no ensino secundário e (3) desempenham um papel crucial na superação de barreiras estruturais e de infraestrutura no ensino de ciências, proporcionando uma alternativa acessível para as experiências no ensino de Ciências, além de garantir a continuidade da aprendizagem em contextos com recursos socioeconómicos limitados.
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