Corpo, Dança e o Currículo da Educação Física
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar a produção científica das relações que vêm sendo tecidas entre o corpo, a dança e o currículo de Educação Física no Brasil. Caracteriza-se como pesquisa documental de caráter secundário em fontes públicas. Dezesseis artigos indexados nas bases de dados Scielo e Lilacs foram selecionados a partir de uma busca inicial de 995 artigos. A relação entre dança, corpo e currículo de Educação Física (categorias analíticas) assumiu diferentes configurações nos artigos incluídos. A investigação rigorosa, categorial e temática nos levou a estabelecer quatro categorias empíricas que estruturam as relações entre dança, corpo e o currículo de Educação Física: Instrumentalização do Corpo, Gênero, Linguagem e Epistemologia. Concluímos reconhecendo que a relação entre corpo, dança e currículo de Educação Física não foi estabelecida como objeto principal nos artigos mapeados nesta pesquisa documental. No entanto, esses artigos contribuem para uma melhor compreensão de como o currículo de Educação Física vem se apropriando das discussões sobre o corpo em sua intersecção com a dança.
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