Promoção da alfabetização científica a partir do desenvolvimento da técnica da controvérsia controlada: um relato de experiência

  • Matheus Moebus Farias Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ – campus Maracanã
  • João Paulo Fernandes Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ – campus Maracanã
Palavras-chave: CTS, Controversia Controlada, Alfabetización Científica, Educación Crítica

Resumo

O presente artigo busca relatar a experiência da aplicação de uma controvérsia controlada em uma turma de Ensino Médio de uma escola privada brasileira localizada no município de Petrópolis, interior do Estado do Rio de Janeiro. A controvérsia controlada é uma prática didática desenvolvida para a aplicação de uma Abordagem CTS em sala de aula, podendo ser uma forte ferramenta para o desenvolvimento de uma educação crítica e reflexiva. Será descrito, em sessões separadas, a metodologia utilizada, a caracterização da escola, a sequência didática (descrevendo a escolha do tema debatido, as notícias discutidas e alguns posicionamentos), o relato de cada etapa e os resultados da técnica. Foi possível concluir que a atividade da controvérsia controlada se mostrou eficaz ao analisar o comportamento e as respostas dos alunos no início e no término da atividade.

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Publicado
2024-11-28
Como Citar
Farias, M., & Fernandes, J. (2024). Promoção da alfabetização científica a partir do desenvolvimento da técnica da controvérsia controlada: um relato de experiência. Indagatio Didactica, 16(3), 787-800. https://doi.org/10.34624/id.v16i3.38556
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática