Autonomia e afetividade na formação do professor de música para o ensino regular: um estudo de caso com estudantes de licenciatura

Palavras-chave: Autonomia, afetividade, educação musical, licenciatura

Resumo

O presente trabalho propõe uma investigação a respeito das práticas de ensino e aprendizado no campo da formação do professor de música para a escola regular com foco nas questões da autonomia e da afetividade. Através da realização de uma pesquisa qualitativa, na forma de estudo de caso, foram entrevistados 5 estudantes de um curso de licenciatura em música que forma docentes para a educação básica, em uma universidade pública no Brasil, como forma de registrar suas percepções em relação à autonomia durante o curso e como isso poderia refletir em suas práticas pedagógicas. Durante a análise dos dados coletados, foi possível perceber momentos em que questões relativas à afetividade influenciaram positiva ou negativamente os processos de ensino e aprendizado. Os resultados apontaram que há, entre os entrevistados, um predomínio da vontade de adotar um estilo docente promotor de autonomia e que considere a afetividade como parte importante do desenvolvimento de seus alunos, mesmo que possam ter vivido experiências controladoras negativas anteriormente, evidenciando uma articulação necessária, nos dados coletados, entre essas duas questões. Apesar disso, parece haver uma certa confusão entre o que é ser controlador ou estar desempenhando o que é esperado de um educador (ensinar metodicamente), salientando a necessidade de promover reflexões sobre o tema, conforme a proposta desta pesquisa.

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Publicado
2025-07-31
Como Citar
Lira, A., & Nassif, S. (2025). Autonomia e afetividade na formação do professor de música para o ensino regular: um estudo de caso com estudantes de licenciatura. Indagatio Didactica, 17(2), 11-28. https://doi.org/10.34624/id.v17i2.37642
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática