Análise crítica do material pedagógico de ciências produzido pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro – Brasil
Resumo
O campo de estudos em ensino de ciências no Brasil, apesar do tradicionalismo resistente, tem se desenvolvido através de centros acadêmicos e de uma rede de profissionais que compartilham e priorizam a cultura CTS como um diferencial na formação de cidadãos mais conscientes e críticos. Realizou-se um estudo no material pedagógico, denominados Cadernos Pedagógicos de Ciências, do Ensino Fundamental II, produzidos pela prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, a fim de se apurar a conformidade do seu conteúdo com os pressupostos do CTS-Brasileiro. Constatou-se que a interdisciplinaridade e a construção de temas que possam atrair o interesse dos alunos, estimulando uma participação mais ativa, necessitam de maior adequação. Os problemas sociais e éticos, ainda carecem de maior destaque no material analisado. Apesar das dificuldades encontradas, a iniciativa demonstra preocupação em despertar o pensamento crítico e reflexivo e contribuir para uma alfabetização científica humanizada e preocupada com os problemas sociais, políticos e econômicos do século XXI.
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