Un esquema de evaluación de la capacidad de explicación de los estudiantes en un problema CTS. Un estudio de caso sobre la caries bucal
Resumo
Os problemas reais em situações do quotidiano estão ligados ao enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Estes são de interesse na educação científica, que identifica situações problemáticas relevantes para os cidadãos e transfere-as para a sala de aula. Uma delas é o problema da cárie dentária em adolescentes. Para abordar em sala de aula, foi projetada uma sequência de ensino em que os alunos deviam responder a pergunta: por que razão a cárie dentária ocorre? Este artigo analisa os resultados de um estudo de caso realizado com uma amostra de 15 alunos de 16 anos sobre a capacidade que os mesmos demonstram em explicar este problema. Para a coleta de dados antes e depois da intervenção foi utilizado um teste de conhecimentos. Este artigo propõe um esquema para avaliar a capacidade de explicação dos fenómenos científicos. O esquema consiste em quatro etapas: (1) definição de um referencial teórico, (2) explicação desejada do fenómeno em âmbito escolar, (3) análise das respostas dos alunos, e (4) desenvolvimento de uma rubrica de progresso nas explicações. Foram evidenciados alguns avanços na capacidade dos alunos em explicar como ocorre a cárie dentária, por exemplo, e no reconhecimento do açúcar como um fator importante na dieta. Inicialmetne, os alunos mostraram dificuldades em relacionar aspetos do mecanismo envolvido na ocorrência da cárie dentária, não se referindo de forma alguma ao modo como o agente ativo (ácido) se produz. Depois do ensino os alunos evoluíram significativamente em sua capacidade de explicar o mecanismo, apesar de alguns erros iniciais
persistirem.
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