Las pruebas de acceso a la universidad y la inclusión de contenidos Ciencia-Tecnología-Sociedad en los currículos de bachillerato

  • José María Oliva Departamento de Didáctica, Universidad de Cádiz
  • Rosario Franco-Mariscal Colegio Jesús María El Cuco, Jerez de la Frontera
  • Mª Luisa Almoraima Gil-Montero Departamento de Química-Física, Universidad de Cádiz
Palavras-chave: Conteúdos CTS, Prática docente, Exames de admissão para a universidade, Prova externa, Química

Resumo

Analisam-se as percepções de alunos e professores, no último ano do ensino médio (ensino secundário), sobre a inclusão de conteúdo CTS no currículo nos exames de admissão para a universidade em disciplinas de ciência. Utilizaram-se questionários Likert, entrevistas semiestruturadas e questionários abertos como instrumentos de coleta de dados. Existe a este respeito uma influência negativa decisiva, de modo que os professores e alunos consultados apreciam uma redução significativa destes conteúdos no último ano do ensino médio. Como estes conteúdos são totalmente ausentes dos exames de admissão, os professores deste curso mostram uma tendência significativa para descartá-los do currículo trabalhado, e até mesmo reduzir a sua presença em cursos anteriores.

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Publicado
2016-07-05
Como Citar
Oliva, J. M., Franco-Mariscal, R., & Gil-Montero, M. L. A. (2016). Las pruebas de acceso a la universidad y la inclusión de contenidos Ciencia-Tecnología-Sociedad en los currículos de bachillerato. Indagatio Didactica, 8(1), 973-985. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3591
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos