Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu

  • Margarida Morgado Escola Secundária de Viriato, Viseu
  • Dorinda Rebelo Agrupamento de Escolas de Estarreja
  • Jorge Bonito Departamento de Pedagogia e Educação, Universidade de Évora; Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro
  • Luis Marques Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro
  • Jorge Medina Departamento de Geociências, Universidade de Aveiro; Centro de Investigação GeoBioTec, Universidade de Aveiro
  • António Soares de Andrade Centro de Investigação GeoBioTec, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Ciência, Tecnologia e Sociedade, Geologia, Recursos geológicos, Ambientes exteriores à sala de aula

Resumo

A geologia pode dar um contributo importante para a educação científica dos cidadãos, permitindo que estes reconheçam utilidade na ciência escolar para a resolução de problemas que os afetam e que afligem as sociedades em que participam. Os ambientes exteriores à sala de aula são, modernamente, reconhecidos como espaços de aprendizagem potenciadores do desenvolvimento de competências científicas e da compreensão da utilidade e importância do conhecimento científico e tecnológico nas sociedades atuais. Neste trabalho apresenta-se um percurso de aprendizagem que foi implementado na disciplina de Geologia, integrado na temática “A Terra, ontem, hoje e amanhã”, que mobilizou para o contexto educativo problemáticas locais relacionadas com o modo como foram utilizados, ao longo do tempo, recursos geológicos na construção de monumentos religiosos na região de Viseu.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-07-05
Como Citar
Morgado, M., Rebelo, D., Bonito, J., Marques, L., Medina, J., & Andrade, A. S. de. (2016). Recursos geológicos na construção de monumentos religiosos: uma investigaçãoação com alunos do ensino secundário de Viseu. Indagatio Didactica, 8(1), 959-972. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3582
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos