Emociones experimentadas por los alumnos de 2º y 3º de ESO en el aprendizaje de contenidos de Física y Química

  • M. A. Dávila Acedo Universidad de Extremadura
  • A. B. Borrachero Cortés Universidad Internacional de La Rioja
  • F. Cañada Cañada Universidad de Extremadura
  • J. Sánchez Martín Universidad de Extremadura
Palavras-chave: Emoções, conteúdos, estudantes, ensino secundário, física e química

Resumo

Dada a reconhecida importância do mundo emocional na educação, consideramos interessante saber as emoções vividas por alunos do ensino secundário em aprender física e química, e mais ainda quando vemos que nos últimos anos existe um declínio nas vocações para carreiras relacionadas com a ciência. Este trabalho tem por objetivo analisar as emoções experimentadas por alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Secundário Obrigatório (ESO) na aprendizagem de conteúdos de física e química, especificamente em blocos de conteúdos sobre a Matéria (Bloco I) e sobre Energia e Eletricidade (Bloco II), a fim de encontrar possíveis dificuldades. A amostra é constituída por 149 alunos do 2º e 152 alunos do 3º ano de diferentes escolas de ESO de Badajoz (Espanha) durante o ano escolar 2014-2015. Os resultados indicam que os alunos experimentam emoções maioritariamente positivas aos conteúdos de física e química, embora haja também emoções negativas.

Publicado
2016-07-05
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos