Las características subjetivas de los científicos y los efectos de género

  • Mayra García-Ruiz Universidad Pedagógica Nacional
  • Senddey Maciel Magaña Benemerita Escuela Nacional de Maestros
Palavras-chave: Natureza da ciência, características dos cientistas, crenças e atitudes, sequências didáticas, género

Resumo

O objetivo deste artigo foi melhorar as atitudes e a compreensão da NdC, no que se refere às características subjetivas dos cientistas, tendo em conta os efeitos de género nos futuros professores dos primeiros anos de escolaridade. Desenvolveram-se sequências didáticas, num desenho quasiexperimental de pré-teste/pós-teste. Os resultados do pré-teste mostraram, na sua maioria, atitudes muito desfavoráveis e pouco informadas a respeito das características subjetivas atribuídas aos cientistas e às cientistas. Depois da intervenção, verificaram-se nos estudantes atitudes mais adequadas, pelo que estamos certos de que para ter atitudes e conceções mais apropriadas é necessário considerar outros fatores, como o género. Consideramos que esta investigação pode ter implicações importantes para a docência.

Publicado
2016-07-05
Como Citar
García-Ruiz, M., & Maciel Magaña, S. (2016). Las características subjetivas de los científicos y los efectos de género. Indagatio Didactica, 8(1), 282-301. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3528
Secção
Formação de Professores – Que avanços e boas práticas partilhar?