Lixo Eletrônico: uma proposta CTS para o ensino médio

  • Zaira Zangrando Cardoso Colégio Militar de Brasília - CMB
  • Rosana Oliveira Dantas de Abreu Colégio Militar de Brasília - CMB
  • Roseline Beatriz Strieder Universidade de Brasília - UnB
Palavras-chave: Lixo eletrônico, Matriz de Referência, CTS

Resumo

Com base nos pressupostos da Educação CTS, foi elaborada e desenvolvida uma proposta centrada no tema Lixo Eletrônico no segundo ano do Ensino Médio, no Brasil. Essa proposta foi analisada com por base na matriz de referência de Strieder (2012) e, diante disso, este trabalho tem como objetivo apresentar avanços e lacunas da proposta desenvolvida, contribuindo para o universo das pesquisas que se propõem investigar práticas escolares CTS. Para tanto, procedeu-se à análise dos registros de aula, realizados pelas professoras/pesquisadoras após o desenvolvimento da proposta, e a análise dos trabalhos apresentados pelos alunos oralmente e por escrito. De modo geral, os resultados apontam que o desenvolvimento dessa proposta contribuiu com a aquisição, por parte dos alunos, de informações relevantes para reflexões sobre o consumo de aparelhos eletroeletrônicos e a consequente produção e descarte do lixo eletrônico.

Publicado
2016-07-05
Como Citar
Cardoso, Z. Z., Abreu, R. O. D. de, & Strieder, R. B. (2016). Lixo Eletrônico: uma proposta CTS para o ensino médio. Indagatio Didactica, 8(1), 1610-1626. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3523
Secção
Formação de Professores – Que avanços e boas práticas partilhar?