Promoção de saúde nas escolas europeias: relato da sua monitorização
Resumo
A Organização Mundial da Saúde criou, em 1991, a Rede Europeia de Escolas Promotoras da Saúde. Posteriormente, em 2017, foi criada a rede de Schools for Health in Europe (SHE), com o objetivo melhorar a saúde das crianças e jovens na Europa, através de um enfoque específico nas escolas. Vários países europeus fazem parte desta rede e criaram a abordagem escolas promotoras de saúde com o objetivo de implementarem planos estruturados e sistemáticos de promoção da saúde nas escolas. A SHE monitoriza a implementação da saúde escolar nos países membros, elaborando um relatório para cada país. O presente artigo apresenta uma análise dos últimos relatórios de monitorização, de 2020, de 14 países da União Europeia. O estudo recorreu a uma abordagem qualitativa através da técnica de análise documental. A análise conclui que, embora muitas escolas da União Europeia sejam escolas promotoras de saúde, nem todas seguem a abordagem da educação para a saúde no planeamento das suas atividades. Os principais temas abordados são a atividade física, ex aequo, com a alimentação saudável. É possível identificar o principal elemento facilitador da promoção de saúde em contexto escolar: colaboração intersectorial entre os setores da saúde e da educação. Por último, verifica-se que a principal barreira à implementação da promoção de saúde consiste no sentimento de sobrecarga manifestada pelos professores.
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