O tema sustentabilidade em situações de regência de classe: o olhar dos alunos de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Brasil

  • Ana Carla Iorio Petrovich Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luciana Araújo Montenegro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Claudianny Amorim Noronha Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcia Gorette Lima da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Sustentabilidade, professores em formação, estágio supervisionado em ciências e biologia

Resumo

No presente trabalho avaliou-se a utilização de noções de sustentabilidade nos conteúdos ministrados por professores em formação do curso de Ciências Biológicas durante o período de regência em sala de aula, em turmas de ensino fundamental e médio, além dos recursos metodológicos utilizados para tratar esses temas. Os resultados demonstraram que a maioria dos participantes (64,8%) ainda não consegue desenvolver os conteúdos ministrados em ciências ou especificamente em biologia em associação com temas que se relacionem a princípios de sustentabilidade. Os professores em formação que responderam ter abordado algum conteúdo que trabalhasse noções de sustentabilidade, citaram conteúdos diversificados, reforçando a complexidade do tema em questão, e as múltiplas possibilidades de aplicação durante as aulas do estágio. A metodologia mais utilizada foi a aula expositiva-dialógica. Discute-se a necessidade de maior inserção dessa temática nas aulas ministradas por professores em formação durante a realização do estágio supervisionado, bem como o incentivo para a utilização de metodologias diferenciadas para essa abordagem.

Publicado
2016-07-05
Secção
Formação de Professores – Que avanços e boas práticas partilhar?