Categoria “Pensadores Atuais” nas publicações de Ensino CTS: apontamentos e reflexões para a formação de professores

  • Daratilde Batista Santana Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Cefet - RJ
  • Alvaro Chrispino Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Cefet - RJ
  • Thiago Brañas de Melo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Cefet - RJ
Palavras-chave: Ensino CTS, Sociologia da Ciência, Cientometria, Análise de Redes Sociais

Resumo

A análise da área de Ensino CTS se faz neste artigo destacando a participação dos referenciais teóricos da Sociologia da Ciência nas publicações brasileiras, entendendo que para que se tenha uma visão mais clara dessa dinâmica da Ciência e da Tecnologia, os estudos sociais podem trazer considerações relevantes. Para isto, através de uma pesquisa exploratória, analisamos os dados extraídos de um banco de dados elaborado pelo grupo de pesquisa CTS e Educação, do CEFET/RJ - Brasil. Dentre as citações existentes, poucas são referentes às categorias abordadas. A Categoria “Pensadores Atuais” apresenta-se como a mais representativa.

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Publicado
2016-07-05
Como Citar
Santana, D. B., Chrispino, A., & Melo, T. B. de. (2016). Categoria “Pensadores Atuais” nas publicações de Ensino CTS: apontamentos e reflexões para a formação de professores. Indagatio Didactica, 8(1), 802-822. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3499
Secção
Formação de Professores – Que avanços e boas práticas partilhar?