Integración entre secundaria y universidad: “La realidad en la práctica de la Química”
Resumo
Neste trabalho apresentamos os resultados parciais de uma proposta planejada para o projeto de “Ação de Extensão no Território”, para o ciclo escolar 2016, o qual tenta inserir-se no campo temático “EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO”. A mesma envolve as equipes do Departamento de Química Geral e Inorgânica, os estudantes de graduação da Facultad de Bioquímica y Ciencias Biológicas (FBCB) da Universidad Nacional del Litoral (UNL), assim como os alunos e professores das escolas de nível médio, da cidade de Santa Fé na República Argentina. O objetivo é a construção de um espaço compartilhado no qual se definam conjuntamente propostas que possibilitem a abordagem dos Núcleos de Aprendizagem Prioritária, das Ciências Naturais e, particularmente, de Química, mediante o desenvolvimento de guias de trabalhos, considerando o entorno sociocultural dos mesmos e a infraestrutura da própria escola. Para isso, foram criados espaços interinstitucionais que habilitam a construção de ações para o desenvolvimento de propostas de ensino na educação secundária em Química, consolidando a relação entre ensino, pesquisa e extensão. O presente trabalho está em andamento, os resultados parciais e esperados buscam revalorizar o saber dos docentes e estudantes, suas percepções, suas expectativas e a função das instituições de Educação Secundária, bem como melhorar os processos de ensino e aprendizagem dos alunos da FBCB, no que diz respeito à sua formação como profissionais com Compromisso Social Universitário (CSU).
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