Didáctica ambiental y conocimiento didáctico del contenido en Química
Resumo
No contexto das tensões nas relações entre educação ambiental e didática ambiental, esta comunicação começa mostrando elementos justificatórios da necessidade de construir uma didática ambiental focada nos conteúdos ambientais, desde a perspectiva do “conhecimento didático do conteúdo”, que aproveite os aspectos sociais do enfoque CTS, que provêm da didática das ciências, articulado com novas perspectivas culturais e epistemologias ambientais. Depois, são abordados antecedentes de posturas refletivas do que poderia ser a didática ambiental, baseada na necessidade de propor e explicitar modelos didáticos ambientais, e sua relação com correntes da educação ambiental, para orientar um ensino para a ação. No terceiro lugar, mostram-se propostas curriculares internacionais baseadas no enfoque CTS, que dão importância aos temas ambientais para o ensino da química; que orientam a ir além da inclusão, destacando a participação dos estudantes. No entanto, verifica-se que, em alguns casos, o conteúdo das ciências naturais sobrepõe-se ao conteúdo do social e do ambiental. Por último, demonstra-se que a tipologia dos conteúdos conceptuais, procedimentais e atitudinais, que vêm da didática das ciências, têm permitido encontrar, em algumas investigações, o tratamento de conteúdos ambientais em livros didáticos, embora muitas vezes não tenham em conta padrões nacionais curriculares e de formação de competências, não considerando a dimensão social da sustentabilidade ambiental.
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