Didáctica ambiental y conocimiento didáctico del contenido en Química

  • Diana Lineth Parga Lozano Universidad Pedagógica Nacional
  • William Manuel Mora Penagos Universidad Distrital Francisco José de Caldas
Palavras-chave: Didática do ambiental, conhecimento didático do conteúdo, educação ambiental, formação de professores de química

Resumo

No contexto das tensões nas relações entre educação ambiental e didática ambiental, esta comunicação começa mostrando elementos justificatórios da necessidade de construir uma didática ambiental focada nos conteúdos ambientais, desde a perspectiva do “conhecimento didático do conteúdo”, que aproveite os aspectos sociais do enfoque CTS, que provêm da didática das ciências, articulado com novas perspectivas culturais e epistemologias ambientais. Depois, são abordados antecedentes de posturas refletivas do que poderia ser a didática ambiental, baseada na necessidade de propor e explicitar modelos didáticos ambientais, e sua relação com correntes da educação ambiental, para orientar um ensino para a ação. No terceiro lugar, mostram-se propostas curriculares internacionais baseadas no enfoque CTS, que dão importância aos temas ambientais para o ensino da química; que orientam a ir além da inclusão, destacando a participação dos estudantes. No entanto, verifica-se que, em alguns casos, o conteúdo das ciências naturais sobrepõe-se ao conteúdo do social e do ambiental. Por último, demonstra-se que a tipologia dos conteúdos conceptuais, procedimentais e atitudinais, que vêm da didática das ciências, têm permitido encontrar, em algumas investigações, o tratamento de conteúdos ambientais em livros didáticos, embora muitas vezes não tenham em conta padrões nacionais curriculares e de formação de competências, não considerando a dimensão social da sustentabilidade ambiental.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-07-05
Como Citar
Parga Lozano, D. L., & Mora Penagos, W. M. (2016). Didáctica ambiental y conocimiento didáctico del contenido en Química. Indagatio Didactica, 8(1), 777-792. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3487
Secção
Formação de Professores – Que avanços e boas práticas partilhar?