Como o ensino de questões relacionadas com natureza da ciência e tecnologia pode contribuir para a formação de futuros professores

  • Ricardo Pereira Sepini Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo
  • Maria Delourdes Maciel Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo
Palavras-chave: Formação de Professores, Natureza da Ciência e Tecnologia e Formação Cidadã

Resumo

A formação inicial de professores(as) de Ciências deve abarcar diferentes conhecimentos e fundamentos que possam contribuir para a melhoria da educação dos estudantes e sua formação para a cidadania. Neste trabalho analisamos as possíveis contribuições de uma simples e boa prática, realizada por meio de uma intervenção pedagógica estruturada sob a temática Natureza da Ciência e Tecnologia (NdC&T), realizada através de um curso de formação inicial com carga horária total de 30 horas. Participaram desta pesquisa dez (10) futuros professores(as), estudantes de graduação em Ciências Biológicas. A avaliação da eficácia do curso foi realizada por meio da aplicação de questões do Cuestionário de Opniones sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad (COCTS), como pré e pós-teste. A partir dos resultados desta pesquisa intervenção-formação, evidenciou-se que atividades inovadoras de ensino, relacionadas com a temática NdC&T, podem ser facilmente utilizadas para a formação inicial de futuros professores de Ciências. Concluímos que atividades desta magnitude, além de reunir várias áreas do saber, permitem alcançar um resultado mais amplo no que se refere ao conhecimento propriamente dito (conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais), além de contribuir para a formação cidadã.

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Publicado
2016-07-05
Como Citar
Sepini, R. P., & Maciel, M. D. (2016). Como o ensino de questões relacionadas com natureza da ciência e tecnologia pode contribuir para a formação de futuros professores. Indagatio Didactica, 8(1), 739-751. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3478
Secção
Formação de Professores – Que avanços e boas práticas partilhar?