Concepções sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade de um grupo de professores em formação: um estudo inicial dentro de um projeto baseado em arranjos produtivos locais na Universidade Federal de Sergipe

  • Maria Elane Mendonça Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Erivanildo Lopes da Silva Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: Concepções de alunos, relações CTS, questionário VOSTS

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados iniciais de um projeto de pesquisa que investigou as concepções sobre a relação Ciência-Tecnologia-Sociedade de um grupo de alunos de graduação em ciências que participa de um projeto que integra ações de ensino nas escolas básicas do estado de Sergipe. Utilizou-se a abordagem qualitativa e, como coleta de dados, foi aplicado ao grupo pesquisado o questionário VOSTS (Views on Science-Technology-Society) versão abreviada, adaptada por Canavarro (2000). Após a validação do questionário por professores/pesquisadores da área de Ensino de ciências, as respostas dos licenciandos foram analisadas de acordo com categorias descritas como realistas, plausíveis e ingênuas. Os resultados demonstraram que os alunos possuem muitas visões incompatíveis sobre as definições de Ciência e Tecnologia, em relação ao que é proposto como concepções adequadas, tendo visões da Ciência mais procedimental e conteudista. Há também visões equivocadas acerca das relações com os demais meios, como a política, o setor econômico, a visão social e o conhecimento sobre a natureza da Ciência.

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Publicado
2016-07-05
Como Citar
Santos, M. E. M., & Silva, E. L. da. (2016). Concepções sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade de um grupo de professores em formação: um estudo inicial dentro de um projeto baseado em arranjos produtivos locais na Universidade Federal de Sergipe. Indagatio Didactica, 8(1), 721-738. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3475
Secção
Formação de Professores – Que avanços e boas práticas partilhar?